quarta-feira, 19 de março de 2003

Acabo de assistir a um comercial que expressa exatamente a total deturpação dos valores da sociedade de hoje. Fiquei chocado.

O comercial: adolescentes estão sendo conduzidos de carro, cada um por seus respectivos pais, a uma festa. Ao aproximarem-se do local da festa os jovens pedem a seus pais que parem o carro um pouco antes, para que seus amigos não os vejam chegando. Contrariando todas as expectativas, um dos jovens pede ao seu pai que pare o carro bem em frente à festa. Ao desembarcar do carro, entende-se o porquê do curioso pedido. O pirralho sai de dentro de um Xsara Picasso demonstrando um ar arrogante de superioridade - que me deixou enojado. Então entra o locutor, com sua voz bem entonada e persuasiva, e anuncia: "O problema não é você, é o carro." Sua imagem perante o seu filho foi sutilmente jogada na latrina (a não ser que você vá amanhã a uma concessionária e troque de carro).

Os valores que a publicidade atual prega exaltam o ter em detrimento do ser. Um jovem, adolescente, que está passando por um processo de formação da personalidade é facilmente conduzido à absurda situação de ter vergonha do carro do seu pai - e até de seu próprio pai! - por não ser este o carro da moda. Está plantada assim a semente que, não raro, encontra terreno fértil para se desenvolver e que, lamentavelmente, renderá frutos podres à sociedade. Uma sociedade cada vez mais fútil e superficial que não valoriza o SER e por isso está cada vez mais dependente do TER.

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