quarta-feira, 12 de março de 2003

Sou um cara muito observador (ao menos me julgo assim). Observo, analiso, pondero e acabo percebendo alguns detalhes que, para muitos, passam despercebidos.

Pois de tanto observar as pessoas cheguei à seguinte conclusão: pessoas despolitizadas (neologismo?) votam na direita! E digo isso sem medo algum de errar (é claro que as exceções existem, mas são mínimas; portanto não estou levando-as em conta).

O cidadão despolitizado não precisa de argumentos políticos sólidos e coerentes para se deixar convencer. O dinheiro e a mídia falam alto sem nada dizer e uma propaganda eleitoral bem produzida, um marketing bem feito e a omissão de verdades no noticiário são o programa de governo vitorioso da direita, suficiente para amealhar a maioria dos votos do país.

A despolitização é filha da alienação e neta da ignorância, e o resultado político de tudo isso é a direita no poder.

Faça uma experiência. Tente discutir política com uma pessoa despolitizada. Note como ela incorporou os sofismas da direita, observe a argumentação pífia utilizada, a qual não há nem como fazermos um contraponto pois teríamos que descer até o mais baixo degrau da ignorância para discuti-la no mesmo nível.

Sem falar na teimosia do despolitizado e na sua insistência irritante em acreditar, sem questionar, nas informações que chegam até ele. Porque ele não vai, de forma alguma, em busca da informação. Ele simplesmente deixa a mídia despejar todo o lixo dentro da sua cabeça.

- Deu na TV! (Globo e RBS)

- Eu li no jornal! (ZH e Diário Gaúcho), diz ele na sua inocente ignorância.

E tem aquele (este é o pior, na minha opinião!!) que se orgulha em dizer que detesta política, que nenhum político presta, que já está farto de votar em candidatos que depois o decepcionam. E a esses eu pergunto em quem votaram: na direita! E a justificativa para tal voto não são os méritos ou propostas que, por ventura, a direita possa apresentar, mas sim a irracional aversão que têm pela esquerda “radical” e “comunista”. Aversão que há décadas vem sendo incutida pela mídia na cabeça dos ignorantes.

Não estou querendo dizer que todos que votam na direita são despolitizados. Alguns possuem um alto grau de politização. Nesse caso, ou têm algum interesse escuso, ou são burros mesmo!



Analfabetos Políticos do mundo, já que vosso voto é baseado em nada, votai uma só vez na esquerda por um mundo diferente, mais humano, solidário e comum(nista)!

Nenhum comentário: