quinta-feira, 1 de maio de 2003

Hoje é o Dia do Trabalho. Paradoxalmente não se trabalha hoje. É feriado internacional. O Dia do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Foi um dia histórico marcado por protestos de operários, que reivindicavam condições mais justas e humanas de trabalho. Hoje é apenas mais um feriado lá na folhinha.



"Que bom, hoje não preciso ir trabalhar!", pensamos todos. Mas, para muitos, os dias, os meses, os anos, são eternos 1º de maio, só que sem os prazeres de um dia de folga. O 1º de maio homenageia algo que está definitivamente em extinção: o trabalho. E é um dia cruel para o desempregado, que tem de esperar o dia seguinte para voltar a procurar trabalho.



Minto! Na verdade trabalho há: dá realmente muito "trabalho" procurar trabalho nos dias de hoje. Talvez seja por isso que o capitalista diz que o seu capital gera trabalho. Ele demite, dando assim muito "trabalho" para muita gente.



1º de maio, uma data para lembrarmos do que não temos, do que nos tiram, do que nos falta, do que nos negam. Uma data para remetermo-nos a 1886, em Chicago, e revitalizarmos o seu sentido original.

Nenhum comentário: