quinta-feira, 8 de maio de 2003

Lembram daquela antiga propaganda (os mais jovens não saberão do que se trata, mas os meus contemporâneos, jovens a mais tempo, certamente lembrarão) dos biscoitos Tostines em que o locutor fazia aquela intrigante pergunta:



- Tostines está sempre fresquinho porque vende mais ou vende mais porque está sempre fresquinho?



Talvez não fossem exatamente essas as palavras usadas, mas o sentido certamente era esse. O comercial nos provocava uma dúvida terrível sobre quem ali seria a causa e quem, a conseqüência. Parecia que ambos eram a causa de ambos e, da mesma forma, conseqüência um do outro, se é que vocês me entendem. Se não, não importa, o importante vem agora.



Pois na revista Caros Amigos, o colunista Mylton Severiano assina uma coluna denominada Enfermaria. Nesse espaço, mensalmente, este médico por formação e jornalista por opção tem a árdua incumbência de nos curar (com sucesso para quem segue suas recomendações e receitas) das doenças causadas pelo vírus da desinformação com doses homeopáticas de crítica inteligente e tratamentos intensivos de informação honesta e de lucidez. E um pequeno espaço na sua coluna é reservado para frases do estilo "Tostines", sempre bem sacadas e altamente bem-humoradas.



Transcrevê-las-ei, a partir de agora, todos os meses aqui no "blogui" (sempre citando a autoria, claro!), pois as considero simplesmente geniais. Pra começo de conversa, aí vão algumas frases “Tostines” de edições anteriores da estupenda Caros Amigos:



"Você ficou rebelde porque sua mãe te reprimia ou sua mãe te reprimia porque você ficou rebelde?"



"Morremos quando o espírito nos abandona ou o espírito nos abandona quando morremos?"



"A Argentina é o país que os brasileiros amam odiar ou o Brasil é o país que os argentinos odeiam amar?"



"Perdemos o humor quando perdemos a paciência ou perdemos a paciência quando perdemos o humor?"



"É preciso cometer um excesso para manter o equilíbrio ou é preciso manter o equilíbrio para cometer um excesso?"



"A propaganda é o negócio da alma ou a alma é a propaganda do negócio ou o negócio é a alma da propaganda ou a propaganda é a alma do negócio ou a alma é o negócio da propaganda ou o negócio é a propaganda da alma?"



Mylton Severiano

Nenhum comentário: