domingo, 22 de fevereiro de 2004

Lula, bah! Comparados a ti, Judas e Calabar são valorosos exemplos de moralidade e conduta. Tu, hein!? Como pudeste? Tu, que vieste do povo, retirante, vítima de toda sorte de injustiças e preconceitos, operário, TRABALHADOR. Tu, que conheceste de perto o braço forte e pesado da ditadura e que, com tua luta incansável, foste um dos grandes responsáveis pela queda do regime militar sob cujo jugo agonizávamos. Tu, que criaste o único partido político do Brasil, o PT, que trilhava seus rumos sob a égide da ética e da moral, sem demagogia. Tu, meu caro, que foste humilhado e desmoralizado pela rede globO, em 1989, quando a vitória nas primeiras eleições diretas para presidente do país após a queda do regime militar era quase certa. Tu foste vítima de uma armação vil e ardilosa arquitetada e executada com enorme êxito por aqueles a quem, hoje, tu te aliaste! Tu, que organizaste os mais justos e razoáveis movimentos grevistas em defesa de uma classe oprimida que, sem poder de barganha algum, em tão díspar enfrentamento, dispunha apenas de seu trabalho como arma, ou, no caso, a ausência dele: a greve.



O que houve?



Dia desses, li no jornal uma declaração tua afirmando que és simpatizante da idéia de, na reforma trabalhista, tão estranhamente ansiada por ti e pela tua equipe, suprimir dos direitos trabalhistas a multa de 40% sobre o saque do FGTS (nos casos de demissão do trabalhador sem que tenha havido justa causa), bem como o "terço constitucional" (1/3 a mais sobre a remuneração das férias, quando gozadas). O que diria o metalúrgico ao Presidente diante de tamanho despautério? Talvez o metalúrgico nunca tivesse existido, não passava de um personagem criado e interpretado com maestria cênica por um pretensioso aspirante ao poder, que tão bem o fez que a todos, aliados e adversários, enganou.



Tu defendeste com tenacidade de gladiador o emprego para todos os cidadãos. Ainda ontem, torraste US$ 56,7 milhões num Airbus, montante este que consumirá aproximadamente 74% das verbas orçamentárias destinadas ao reaparelhamento da Força Aérea Brasileira. E por que não a nossa Embraer??? Por que gerar empregos no exterior quando carecemos tanto de emprego aqui? O simbolismo deste ato é monstruoso e digno de um FHC em terceiro reinado!



Nossa soberania sempre fora pauta relevante na tua agenda, pois um país da grandeza e da importância do Brasil deve ter autonomia suficiente para dar um passo sem pedir licença ao capital estrangeiro e ao FMI. Agora tu me dizes que és favorável à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), relegando a segundo plano o tão sonhado Mercosul, este sim um verdadeiro e esperançoso modelo de integração comercial entre povos, sem opressores nem oprimidos, sem exploradores nem explorados, mas uma união que fortalece a todos, com desenvolvimento mútuo. Ali, na América Central, temos o considerável exemplo do NAFTA, que reduziu o México a mera colônia americana fornecedora de mão-de-obra barata. Abre o olho, Lula, e olha pra cima!



Obviamente, não exigimos de ti que, em um ano de mandato, dês jeito nesta enorme baderna, produto de décadas de desgoverno. Sabemos que é impossível. Mas, ao menos, acalenta nossos sonhos - sonhos que sonhamos juntos durante muitos anos - de ver o nosso Brasil melhor, demonstrando-nos que o itinerário ideal já foi definido e que basta sermos pacientes e darmos tempo ao tempo. Emerge deste rio de contradições e incoerências, cujas águas correm, como sempre correram, pro mar, e age como sempre agiste, com aquele utópico e impetuoso desejo de inverter o sentido das águas e das coisas. Faz do teu país a verdadeira pátria amada, idolatrada. Oferece ao teu povo órfão a tão ansiada mãe gentil.



Moribunda, a esperança agoniza, mas ainda respira.

Nenhum comentário: