segunda-feira, 1 de novembro de 2004

CARTOLA



Deparei-me, um dia desses, com uma agradabilíssima surpresa. Uma verdadeira raridade para quem aprecia a boa música brasileira, mais especificamente o bom e velho samba-canção de qualidade. O CD acima, Cartola - Documento Inédito, custou-me apenas R$ 4,98! De graça, dado o valor - no caso, muito mal mensurado - da obra em questão. Cheguei até mesmo a cogitar que este aviltamento absurdo de preço poderia tranqüilamente se enquadrar em um caso legítimo de crime lesa-pátria, tal é o valor musical, documental e cultural deste documento inédito. Fui cúmplice, comprei na hora!



O CD é um depoimento emocionante e curioso de Cartola, intercalado por oito canções suas - escolhidas pelo próprio compositor - onde, acompanhado apenas de seu violão, esse mestre dos sambas-canções nos brinda com sua poesia e musicalidade geniais.



Gravado pouco antes de seu falecimento, Cartola, nessa entrevista, nos emociona e nos encanta com a história de sua vida humilde, a origem de seu apelido, as composições que teve de vender em momentos de dificuldade, a gravação do seu primeiro disco - já com 66 anos de idade, e muito mais detalhes da vida de Angenor de Oliveira, o Cartola, fundador da Mangueira, esposo de Dona Zica e um dos maiores poetas da musica popular brasileira de todos os tempos.



Conheçam Cartola! Deliciem-se com a genialidade assombrosa deste grande poeta do povo. Deixem-se embriagar pela melodia prodigiosa deste artista fenomenal. E não cometam o sacrilégio que cometeu o Carrefour ao vender esta verdadeira pérola musical por apenas R$ 4,98 (a não ser que queiram vender para mim, he, he...)! E se o virem, adquiram-no sem hesitar!

Nenhum comentário: