quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O MAGO (um dos meus assuntos prediletos)

Paulo Coelho, o Mago, na abertura da Feira do Livro de Frankfurt.

Além de semear seus livros a mancheia pelas livrarias dos cinco continentes, o imortal Paulo Coelho - o escritor vivo (e bota vivo nisso) mais traduzido do mundo -, a despeito dos ares de fidalguia que lhe confere o seu desconfortável fardão, vomita profusamente pérolas de inestimáveis valor e brilho. A mais recente conta, proferida em plena 60ª Feira Internacional do Livro de Frankfurt, surgiu sob a forma de pedante autodefinição:

"Sou o intelectual mais importante do Brasil. Ponto. Não precisa explicar."

Depois de lançar sua vaidade a patamares intergalácticos, dizer o que a respeito do patético autor? A bem da verdade, é sabido que arrogâncias de tais jaezes são muito próprias dos medíocres - vestem-lhes bem -, pois, mesmo que a intitulação fosse de todo justificável, seria, no mínimo, indelicado tal pavoneamento. Conformemo-nos, portanto, com a excessiva afetação dos medíocres. É-lhes questão vital de auto-afirmação.

Frente a tamanho despautério, permito-me a seguinte conclusão: para acreditar no que afirmou em relação a si mesmo (eu, particularmente, não creio que acredite), o Mago, seguramente, ou não lê o que escreve - e assim agindo, preserva inteligentemente a sua saúde mental -, ou lê somente o que escreve - jamais tendo saboreado sequer um conto de Machado ou um verso de Drummond.

A Academia Brasileira de Letras já abrigou um Bruxo (do Cosme Velho) que muito a orgulhou, hoje, tenta digerir um Mago que a desonra e deprecia.

4 comentários:

Anonymous disse...

Blogueiro
Discordo desta tua posição preconceitusa com relação ao nosso mago, Paulo Coelho. O caminho da Magia é o caminho das pessoas comuns. Um homem pode ter um mestre, seguir uma Tradição esotérica, possuir disciplina necessária para realizar rituais; mas a Busca Espiritual é feita de constantes começos (daí a palavra “Iniciado”, aquele que está sempre iniciando algo), e a única coisa que conta – sempre – é a vontade de seguir adiante.

As Valkírias mostra claramente o homem que existe por detrás do mago, e isto poderia decepcionar alguns poucos que estão em busca de “seres perfeitos”, com verdades definitivas a respeito de tudo. Mas os verdadeiros Buscadores sabem que, independente de todas as nossas falhas e defeitos, o Caminho Espiritual é mais forte. Deus é amor, generosidade e perdão; se acreditamos nisto, nunca vamos deixar que nossas fraquezas nos paralisem. Nossas fraquezas e as pedras que acumulamos no nosso coração tornam nosso visão turva, e nossos sentimentos disperos.

Professor Demétrio

Guria disse...

Isso é sacanagem do dono do QG, não é? Só pode ser...

Sergio disse...

Meu, superaram o mestre. Quase desmaiei de emoção!!!

Anonymous disse...

Quando saírá a primeira postagem concebida no teu novo QG?
Qualquer hora eu passo aí (qualquer não, tem que ser na hora do almoço! rsrsrs). Vou levar uma galinha congelada e dois filhos famintos, ok?
Sabe como é, não deu para ir na obra, mas ainda dá para ser inconveniente. rsrsrsrs

Abraço
Max