sábado, 14 de novembro de 2009

IRA E MEA-CULPA (uma provocaçãozinha)


É, no mínimo, curiosa a coincidência televisiva que se me apresentou ontem à noite, sexta-feira. Mal transpúnhamos as 22h e eu, em frente ao televisor, mecanicamente, troco de canal. A boa e velha TVE levava ao ar o ótimo e insólito Provocações (acesse, aqui, o sítio do programa), programa de entrevistas apresentado pelo grande Antônio Abujamra, o Abu, como é largamente conhecido, figura emblemática do meio artístico e cultural. Sempre ácido e ferino nas suas inteligentíssimas provocações, Abu vem protagonizando, juntamente com seus "provocados" de altíssimo nível - que em alguns momentos viram a mesa, revelando-se maravilhosos provocadores também -, as melhores entrevistas a que assisti nos últimos dez anos. Ponho de lado o controle remoto e degusto mais uma memorável entrevista.

Findo o programa, vou ao controle remoto novamente. Novelinha da Rede Record, a TV do bispo. Tecnicamente, um mal-acabado simulacro dos já famigerados folhetins Globais. Já no alusivo à dramaturgia,... DRAMATURGIA??? (meu deus, devo estar enlouquecendo).

Corta! Retomemos. Vou ao controle remoto, novelinha da Record e, pasmem senhores, lá estava ele: o Abujamra. Foi deveras constrangedor, pra não dizer patético ou coisa pior, ver o grande Abu encarnando um personagenzinho pra lá de co-coadjuvante em uma noveleta da emissora da IURD*. Entendo, todos temos de por o que comer em casa e, certamente, Abu estava ali garimpando uns cobres para o sustento dos seus. Mesmo assim o constrangimento foi catastrófico. Envergonhei-me por mim e por ele junto. Abujamra remete-me inequivocamente ao teatro de alto nível, à literatura, à poesia, etc. Abujamra não rima com novela, que escraviza. Abu é teatro, que emancipa!

Confesso-lhes uma pontinha de decepção, mas compreendo perfeitamente as necessidades humanas, principalmente no Brasil, o propalado país do futebol e do carnaval, onde cultura não dá de comer e a ninguém.

Momento do mea-culpa:

Vai em frente Abu, faz destes esporádicos momentos teledramatúrgicos meros patrocinadores da tua inglória, contudo heróica, missão de divulgar a cultura num país tão tristemente aculturado. Desde que não caias na tentação de virar estrela de contrato exclusivo, bota o dízimo do bispo no bolso e faz dele cultura, que temos fome dela. A cultura, sim, é o verdadeiro milagre, operado, não por Deus, mas pelo povo.

*Igreja Universal do Reino de Deus, o maior embuste religioso de todos os tempos.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tua decepção deve ter sido parecida com a minha, ao ver o Carlos "Ratinho" Massa estrelando uma novela do SBT.
Um abraço
AGORA É GREVE!
Máximo