sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

LUIZ TATIT



Ando, ultimamente, deliciando-me com as canções deste cara aí de cima. Luiz Tatit, além de compositor, cantor, músico e escritor, é professor Titular do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. E, felizmente, todo este vasto currículo encontra-se, também, a serviço da nossa exuberante musica brasileira.

Em 1997, Luiz Tatit lançou o seu primeiro CD solo, totalmente autoral: Felicidade. Pois foi através deste belíssimo CD que o conheci, mais especificamente nos acordes da canção que empresta o nome ao álbum: Felicidade. Encantei-me na primeira audição!

Suas composições são de uma precisão cirúrgica no alusivo à prosódia (adaptação da métrica de um texto à da música) e à versificação. Ademais, percebe-se nitidamente que o artista domina plenamente o idioma vernáculo. Isso tudo sem mencionar a riqueza das melodias, por vezes surpreendentes.

Sua interpretação intimista e coloquial, bem como o cenário cotidiano de suas letras, remetem-nos imediatamente ao universo literário das crônicas. Em alguns temas, Tatit quase declama em vez de cantar - e pressinto que não ficaria tão bom se assim não o fizesse. Algumas de suas composições vêm, inclusive, impregnadas de dramaturgia, evidenciando-se nelas os diálogos e enredos próprios do gênero dramático, como são os casos de O Rei e A Companheira, ambas do álbum Felicidade.

É um verdadeiro deleite escutá-lo.

Deguste sem compromisso a canção Felicidade, de Luiz Tatit:


Não esperem, passiva e bovinamente, que as grandes gravadoras decidam, através do famigerado instituto do Jabá*, o que você deve ouvir e apreciar. A música brasileira é, indubitavelmente, a melhor música do mundo, e de forma alguma pode ser resumida a este lixo musical inoculado pela grande mídia em nosso inconsciente coletivo. Insurjam-se e descubram o relicário musical brasileiro que nos é hediondamente sonegado. Luiz Tatit é um admirável exemplo disso.

*Jabaculê, também conhecido como Jabá na indústria da música, é ato de corrupção de uma gravadora, interessada em promover uma música ou um artista, realizado em associação com emissoras de rádio, que exigem dinheiro alto para executar determinadas faixas de música.

Nenhum comentário: