sábado, 28 de janeiro de 2012

EIS O MALDITO

Sérgio Sampaio
O maldito entre os malditos; o poeta marginal; o proscrito; aquele que disse "tanto limão pelo chão" e desafiadoramente botou o seu bloco na rua no auge do regime militar; aquele que amargou, durante a maior parte da sua trajetória profissional, um cruel e melancólico degredo artístico. Sérgio Sampaio. Ele está VIVO!

Em verdade, o cantor e compositor capixaba morreu em 1994 (as drogas, o álcool e a boemia levaram-no prematuramente, aos 47 anos), sem o devido reconhecimento da crítica nem do público. Com exceção do seu primeiro e único sucesso, a marcha-rancho Eu quero é Botar Meu Bloco na Rua, que estourou no VII Festival Internacional da Canção, em 1972, cujo compacto vendeu mais de 500 mil cópias, sua produção musical foi muito pouco difundida, pouco comercializada, e é, hoje, uma grande incógnita para a maioria das pessoas. A bem da verdade, Sampaio nunca se deixou mercantilizar, talvez, por isso, tenha sido pouco consumido.

A trajetória errática do artista, no entanto, jamais o intimidou, tampouco o impediu de produzir um repertório musical de qualidade superior. Sérgio Sampaio foi um exímio compositor, poeta intenso, e dono de um estilo singular de interpretar. Suas canções são impregnadas de lirismo e indignação. Indignação, essa, que o elevou a expoente máximo do seleto grupo dos malditos da MPB nos anos 70, juntamente com Raul Seixas, Tom Zé, Luiz Melodia, entre outros. Sampaio é metafórico, sanguíneo, não-linear. E, talvez, em razão desses traços - fundamentos de sua obra, tanto quanto de sua vida - muitos não o tenham compreendido, embora sua arte mereça, antes mesmo de ser compreendida, ser sentida.

A indiferença da indústria fonográfica dos anos 70 e 80 asfixiou o grande artista, sonegando-lhe o justo e necessário reconhecimento, mas o seu legado esta aí, VIVO!, para todo aquele que o quiser sentir, conhecer e reconhecer, ainda que tardiamente.

P. S.: hoje, graças à Internet, o acesso à música de Sérgio Sampaio independe de atravessadores parasitas e de aquisições onerosas - está tudo na teia. O site UM QUE TENHA disponibiliza todos os discos de Sérgio Sampaio para download. Lá em cima, no ESCUTA ESSA!, uma das minhas preferidas. Confira e tente ficar indiferente.

Nenhum comentário: