sábado, 5 de julho de 2014

FRANZ KAFKA - SONHADOR INSUBMISSO

Neste instante, encerro e recomendo a instigante leitura de "Franz Kafka - Sonhador Insubmisso", do pensador marxista brasileiro, radicado na França, Michael Löwy.

Aos amantes da pena kafkiana, um surpreendente deleite. A face insubmissa, libertária, e até mesmo subversiva de Franz Kafka é exaltada e celebrada pelo autor, que versa com muito critério e surpreendente riqueza documental sobre uma constância na obra e na vida do escritor tcheco: seu caráter humanista e libertário. A essa constância, Michael Löwy deu o nome de "fio vermelho", que amarra, de ponta a ponta, o universo kafkiano e costura a trilha que nos leva irremediavelmente a um encontro com um Kafka inquieto e inconformado, e que, ao escrever tão-somente o que sentia, fez de sua magnífica obra um autêntico libelo contra todas as formas de opressão (entre elas, a opressão paterna, a religiosa e a burocrática, recorrentes em sua vida e em sua literatura).

Franz Kafka é considerado um dos grandes autores do século XX - quiçá de todos os séculos - e é digno de leituras e releituras à exaustão. Sua obra descreve com uma lucidez desconcertante os absurdos do nosso tempo. É instigante e angustiante, de um realismo visionário e, acima de tudo, insólita.

O livro de Michael Löwy é de suma valia aos que já travaram contato com a obra de Franz Kafka; é vivamente elucidativo. Contudo, àqueles que ainda não leram o autor tcheco, a obra pode-se tornar demasiadamente árida e um tanto ininteligível. As leituras prévias, na minha ótica, para entender a contento "Franz Kafka - Sonhador Insubmisso", seriam os contos "O Veredicto" e "Na Colônia Penal" e os romances "O Processo" e "O Castelo". Num segundo plano, embora não menos geniais, eu indicaria "A Metamorfose" e "América".

Nenhum comentário: