sexta-feira, 23 de maio de 2003

Bem que o Douglas me dizia e insistia (felizmente, para mim) na qualidade de Los Hermanos. Mas eu, na minha ignorância (não por ser ignorante, mas por desconhecê-los) não podia admitir que uma banda que estourou no país inteiro cantando Anna Pulha pudesse, em algum momento, produzir música "audível", pelo menos. Mas a fonte era respeitável, então eu tinha de ser menos inflexível e, no mínimo, dar um crédito ao amigo. Na minha infinita resistência, resolvi ceder. Teimosia em excesso é burrice, né? Pedi ao Douglas que me enviasse um (ou uma? Mp3 é homem ou mulher? Sei lá...) Mp3 qualquer dos Hermanos por "emeiu". Veja bem meu bem, foi a feliz escolha do amigo para apresentar-me à referida banda. Sensacional! Desconfiado como todo bom escorpiano, pensei: deve ser a exceção. Não consigo conceber que alguém que cantou Anna Pulha, salvo contra a sua vontade (música ruim quando entra na cabeça não sai mais), possa produzir um repertório de boas canções. Impossível.



Pois no sábado passado, na TVE, no excelente programa Bem Brasil, a atração (ao vivo, com platéia e tudo) era Los Hermanos. Agora eu desmascaro os caras!, pensei. E tem outra: se eles cantarem a Anna Pulha, eu desligo a TV! Felizmente eu me enganei. Os caras são ótimos. Som de primeiríssima qualidade, diferente de tudo que eu já vi e ouvi. Arranjos surpreendentes. Melodias de uma complexidade incrível. Letras bem elaboradas. Uma mistura de sons e instrumentos que, em princípio, pareciam incompatíveis, tamanho antagonismo representavam uns aos outros. E acho que aí está o segredo: romper paradigmas, ir de encontro para, assim, ir ao encontro do bom-gosto e da qualidade. Detalhe do show (é o detalhe que faz a diferença): a banda não tocou Anna Pulha e tampouco os fãs a reclamaram. Isso prova que quem gosta de Los Hermanos já esqueceu aquele antigo vacilo que já foi há muito superado pela qualidade das composições de agora. Esse decisivo detalhe redimiu por completo a excelente banda perante este chato que vos fala. Valeu a dica, Douglas. Agora sou fã.



Ah! O Douglas me disse hoje, quando foi me entregar o CD que eu lhe pedi que gravasse pra mim (Bloco do Eu Sozinho – Los Hermanos, da False Fix Records), que a gravação de Anna Pulha, no primeiro álbum da banda, foi exigência da gravadora (na época, a Sony), por ser uma canção popular e altamente vendável. Não justifica, mas explica. A música comercial é lixo, mas vende - infelizmente. Por sorte, e por talento, a mácula se dissipou e não deixou resquício algum. Esqueçam Anna Pulha, eu já esqueci. O que eu estava dizendo, mesmo???



P. S.: gravadoras mercenárias, eu compro CD pirata!

Nenhum comentário: