sábado, 17 de maio de 2003

O post anterior se refere a uma pequena aposta que o Tamagochi e eu fizemos um dia desses, cujo tema em questão era a nossa riquíssima (por isso, complexa) e bela língua portuguesa.



Diálogo:



EU: A gente veio aqui pra beber ou pra conversar?



TAMAGOCHI (querendo me corrigir): "A gente veio", não; "Nós viemos"!



EU: Uma forma não exclui a outra, Tamagochi! Ambas estão corretas. "A gente" é terceira pessoa do singular, apesar de conter, implicitamente, um sentido de pluralidade. "Nós" é primeira pessoa do plural. Ambos os verbos estão concordando corretamente com o sujeito.



TAMAGOCHI (insistindo!): Tá errado! O certo é "nós viemos".



EU (vendo ali uma ótima oportunidade de tirar vantagem da situação): Vale uma caixa de cervejas?



TAMAGOCHI: Apostado!



EU: De garrafas!!!



TAMAGOCHI: Ok!



EU (pensando): Com esta já são duas. Tô feito!

Nenhum comentário: