terça-feira, 29 de julho de 2003

Academias de musculação são, em geral, ambientes freqüentados por amontoados de músculos órfãos de intelecto. Pois eu, na tentativa de afugentar o sedentarismo inerente à atividade bancária, optei por esta quase ridícula alternativa. Foi uma maneira que encontrei para aliviar o stress do dia-a-dia e (principalmente!) tentar compensar, com tortuosos exercícios físicos, a cerveja que consumo, e que já está me rendendo uma considerável protuberância abdominal. Ademais, não sou musculoso, logo, possuo intelecto (silogismo podre esse, né? Mas quebra o galho).

Mas o motivo maior que me levou a escrever estas mal-traçadas foi uma passagem cômica da qual fui um dos protagonistas e que tem tudo a ver com cérebros e músculos - muito mais estes do que aqueles. Tenham sempre em mente a máxima de que a quantidade de músculos é inversamente proporcional à de cérebro.

Pois bem: resolvi, ontem, na academia que freqüento, realizar um dos meus exercícios habituais em uma máquina nova, recentemente adquirida e colocada à disposição dos "acadêmicos" (os que fazem academia, ora!). De imediato, percebi que, embora o peso que programara na máquina nova fosse exatamente o mesmo com o qual praticava eu o mesmo exercício na máquina velha, estranhamente me parecia mais leve do que sempre fora. Intrigado, fui questionar o colega de academia, Musculoso X (manteremos em sigilo a verdadeira identidade do personagem em questão). Disse-me ele, com aquele jeitão de profundo conhecedor do assunto:

- Cara, é que esta máquina nova tem mais (prestem muita atenção agora) "RONDÔNIAS", pelas quais passam os cabos que sustentam o peso que, devido a isso, torna-se mais leve, entendeu?

E indicou-me com o indicador as diversas "rondônias" que possuía a máquina. Instantaneamente desenvolvi uma apurada técnica de gargalhar convulsivamente por dentro, mantendo externamente uma fisionomia serena e respeitosa.

O que quis dizer o "acadêmico" Musculoso X com "rondônias"?

a) do alto de sua cultura "acadêmica", estava ele me esnobando, aproveitando a oportunidade para me dar uma aula de geografia.

b) chamou-me atenção para o fato de que a referida máquina era fabricada em Rondônia, estado pertencente à região norte do Brasil, e que por isso era melhor do que as fabricadas aqui no sul.

c) estava se referindo, na verdade, às diversas ROLDANAS da máquina, que têm a função de suavizar o peso utilizado nos exercícios.

d) N. D. A.

Amanhã, a resposta (duvido que você já não saiba!).

Nenhum comentário: