terça-feira, 14 de junho de 2005

BILAC

Mais um duelo pessoalíssimo em que me saio indiscutível vencedor. Acabei de realizar mais um prova de Teoria Literária I, na qual, creio, saí-me muitíssimo bem (como já me é rotina). Mas, deixando de lado minha total falta de modéstia, vamos ao que me levou a traçar estas mal-traçadas (o pleonasmo, aqui, é intencional, no intuito de focar as atenções para algo que eu não sei o que é):

Deparei-me, já de cara, com um belíssimo soneto do grande Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, ou simplesmente, como é largamente conhecido este grande poeta, fundador da Academia Brasileira de Letras, OLAVO BILAC. Soneto de amor daqueles que qualquer poeta gostaria de, num momento de raríssima inspiração, ter escrito, ora servindo de objeto de análise para a resolução de questões da referida prova. Trata-se do soneto XIII de Via-Láctea – obra composta por trinta e cinco sonetos de grandeza semelhante. Observe que, além de toda a carga emocional – que denota uma sensibilidade monstruosa do poeta –, Bilac é um mestre da métrica perfeita. Todos os versos do poema são decassílabos (ou heróicos, como queiram) e as rimas, ricas, riquíssimas, eu diria, rimando palavras de classes gramaticais distintas. Atentem também, e isto é assustadoramente impressionante, para o fato de que, magistralmente, Bilac consegue inserir delicadamente em um soneto perfeito um diálogo intrigante e acirrado que culmina com uma Chave de Ouro (típica dos sonetos) que eu reputo das mais belas que já vi: "Pois só quem ama pode ter ouvido/Capaz de ouvir e de entender estrelas".

Então, ouçamos estrelas! Ei-lo:

XIII

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?

Eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".


Saí-me vencedor do duelo, mas rendi-me à genialidade de Bilac.

2 comentários:

Anonymous disse...

Nossa!!! Quanta humildade!!!!
Te amo.

Anonymous disse...

Meu anjinho, segundo o dicionário eletrônico que me deste, humildade:

n substantivo feminino
1 qualidade de humilde
2 virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade
3 sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a (alguém ou algo)
4 reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão
5 falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade
Ex.: a h. de seus trajes