terça-feira, 16 de maio de 2006

SOFISTICAÇÃO SONORA

Achei deveras oportuna a postagem deste excerto, pinçado da entrevista dada pelo compositor ao jornal Estado de São Paulo no dia seis do corrente mês. Creio que as palavras do próprio Chico corroboram, ao menos em parte, o que afirmei no post anterior.

"Há um depuramento maior, certamente. Quando faço um disco novo, quero gravar um disco novo em relação ao que já fiz. Mas não há nenhuma busca de complicações, pelo contrário. Gostaria até que fosse tudo mais simples. Quando digo que tenho de abandonar a literatura, é para conseguir encontrar de novo a linguagem da canção. Mas também discordo que a música tem de ser facilmente escutável, porque já me acostumei com a idéia de que as músicas não vão tocar no rádio. Se tocarem, vai ser por acidente. Não tenho esse compromisso, então imagino que as músicas serão ouvidas por gente que ouve um disco inteiro mais de uma vez."

Grande Chico! Deixe aos inúmeros pseudocompositores - que pululam mídia afora - a abjeta tarefa de produzir canções orelháveis para saciar ouvidos de latrina.

Nenhum comentário: