sábado, 17 de maio de 2008

"PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE, SALVE..." (para 10%, somente)

Assombram-me alguns números e o regozijo que os mesmos provocam naqueles que, em suma, são os responsáveis por tais estatísticas. A assimetria é assustadora e ajuda-nos a compreender os inúmeros e inaceitáveis porquês do Brasil.

Atentem para a nota abaixo, pinçada do site do Ipea:

Pobres pagam mais imposto que os ricos no Brasil
(15/05/2008 - 15:47)

Os 10% mais ricos concentram 75% da riqueza do país. Para agravar ainda mais o quadro da desigualdade brasileira, os pobres pagam mais impostos que os ricos.

Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentado em 15/5 ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) reunido em Brasília, os 10% mais pobres do país comprometem 33% de seus rendimentos em impostos, enquanto que os 10% mais ricos pagam 23% em impostos.

A interpretação que se faz, extraída das entrelinhas da nota, é-me aterradora:

Em síntese, 75% da riqueza e da renda nacional estão concentrados nas mãos de 10% da população, tributados em tão-somente 23%, enquanto que o restolho da riqueza do país, minguados 25%, são compartilhados por 90% da população, sendo que os 10% mais pobres sofrem uma perversa e iníqua carga tributária de 33%. Parece loucura, mas, no Brasil, quem ganha mais, paga menos, e que ganha menos, paga mais!

Os gráficos da iniqüidade:



O governo que não se dedicar seriamente ao combate de tais discrepâncias jamais fará do Brasil o país com que sonhamos.

P.S.: após esta overdose de realidade nua e crua, só mesmo a minha novelinha alucinógena pra me fazer relaxar e gozar.

Um comentário:

Sergio disse...

Sobre a riqueza: A pesquisa considera riqueza, não a bicicleta, o barraco e a geladeira, tampouco o apartamento, o carro mil e o celular. Riqueza é assim considerado aquilo que é capaz de produzir riqueza, como a terra, os meios de produção e o numerário propriamente dito. Assim, não consideremos riqueza, aquilo que nosso sofrido dinheirinho já consegui comprar para dar um pouco mais de conforto à essa nossa sofrida vida. Riqueza é o que gera mais riqueza, o resto é, tão-somente, "bem".
Quanto à carga tributária, quem dera fossem todas como, ou parecidas, a CSS: alíquota de 0,1%, não paga que recebe até o teto da previdência (R$ 3.08,00), insonegável (em tese), proporciona rígido controle fiscal e possui destinação certa.
Ainda sobre tributação, faltou dizer quanto dos 23% da carga tributária atribuída aos mais ricos e quanto dos 33% atribuídos aos mais pobres, são passíveis de sonegação.