quinta-feira, 16 de junho de 2011

PT ≠ ESQUERDA

Aqueles que me conhecem minimamente sabem: incompatibilizei-me totalmente com o Partido dos Trabalhadores, com cuja ideologia, sustentada heroicamente noutros tempos pelos seus quadros, identificava-me plenamente. Hoje, sigo acreditando naquela ideologia, contudo, não mais na sigla. Sigo esquerdista e utopicamente comunista. Já o PT, rejeitou solenemente toda a sua história e converteu-se (revelou-se?) numa agremiação centro-direitista, com todas as honras a que o ignóbil ideário pode remeter. Hoje, dada a guinada brusca à direita protagonizada pelo referido partido, sou o mais ferrenho crítico de Luis Inácio e seus asseclas, embora o senso de justiça que ainda me resta faça-me reconhecer, de lupa na mão, os raros pontos positivos de sua gestão bi-mandatária - pontos que não identifiquei no ainda incipiente governo de sua legatária.

Agora, o triste!, o lamentável!, o quase insuportável! desse intróito todo são os indesejáveis "aliados" que ando involuntariamente angariando! Seres cuja ignorância política e a obtusidade intelectual os fazem crer que a minha aversão ao PT, tanto quanto as suas, é motivada pelas mesmas razões. Analfabetos políticos que se regozijam ao suporem que encontraram, na minha pessoa, mais um ser iluminado que não admite um presidente oriundo das classes sociais mais humildes, semi-analfabeto e sem graduação superior. Liberais clássicos e neo-liberalóides que confundem uma crítica fundamentada e lógica com pareceres estéreis e impregnados de preconceito e desconhecimento, e destilam estes, amparando-se inapropriadamente naquela. Gente que, ainda hoje, considera - pasmem! - o Partido dos Trabalhadores o grande representante da ideologia de esquerda no Brasil, e tão-somente em nome dessa crença equivocada ainda o criticam. Criaturas imbecis que nunca se deram conta de que, tempos atrás, quando se autopropagavam orgulhosamente antipetistas, padeciam, em verdade, do direitismo reacionário e do conservadorismo congênito, males que hoje afligem o próprio Partido dos Trabalhadores.

Então, em vista de um fato qualquer no noticiário nacional, eu baixo o cacete no PT - hoje, um partido de linha centro-direitista. Saltam, sei lá de onde, inúmeros antipetistas históricos - eternos direitistas - endossando minhas palavras, fazendo-as suas e tirando-me pra compadre. Instantaneamente, crêem-se meus aliados ideológicos e incitam-me para que prossiga nas críticas, com as quais deleitam-se. Nauseabundo, penso em vomitar-lhes a cara com os impropérios esquerdistas do mais grosso calibre de que disponho, pondo-lhes no merecido lugar. Mas, recuo, sopeso, e concluo: perda de tempo...

Hoje, o PT é sangue do sangue deles, mas a ignorância faz-lhes cortar a própria carne e exibi-la com orgulho.

5 comentários:

Sergio Amorim disse...

A política é um círculo. às vezes vicioso, ás vezes viciante. Como círculo, tem início e fim, que se confundem. A extrema esquerda e a extrema direita, são os nós desse círculo político. Para que leva política (a artede de negociar, transigir, aceitar, ceder e vançar) a sério, é dificil diferenciar os nos desse círculo. Ora a extrema direita usa as ferramentas morais e polítcas de extrema exquerda, ora essa usa as ferramentas imorais e apolíticas daquela. Mas, a ignorãncia política, ainda é pior que tudo isso. Mudando de assunto,numa mesa de bar, pessoalmente, de forma lúcida e ponderada, lembro que teus comentários sobre os avanços do governo do PT, antes mesmo da reeleição desse projeto político em 2010, foram bem além de reconhecer "raros pontos positivos" para a nossa sociedade, em especial para a classes sempre esquecidas e esploradas pela política nacional.
O que sopesa, é lamentares que a extrema direita pense ser tão parecida com a extrema esquerda. O que é fato, afora por esta se compreender como tal, e aquela não.

Anônimo disse...

Círculo tem nó? Essa eu não sabia! kkkk

Sergio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sergio Amorim disse...

Uma forca, por exemplo.

Procarro disse...

Caro amigo concordo plenamente mas não só o Pt ta nessa utopia muitos partidos com uma tremenda cara de pau vem nos meio de comunicação mentir ; só pra não dizer todos.
Mas enquanto nos tiver povo bovino; taremos elegendo verdadeiros canalhas; partidos sem escrúpulo que só penso em cargos e no seu próprio bem estar ; esquecendo que pagamos os seus belos salário nos retornando migalhas.
Lembre das nossas empresas totalmente lucrativas que foram trocadas por cafezinhos .
Vergonha e ainda tem quem o idolatre.
Esqueceram do sangue da que lês por elas o perderam povo sem memória de difícil dizer .
Até o próximo comentário...