quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

LIVRO

Preciso adquirir - e ler - urgentemente Homem Invisível, do estadunidense Ralph Ellison. O tema me instigou, a sinopse me angustiou, o autor negro me desafiou, e a impressão de Al Eleazar Fun (da UCPA – União dos Coletivos Pan-Africanistas) acerca da obra impôs-me o compromisso, que eu acolhi de bom grado:

"Um livro que nos leva, ao meu ver, a atingir o que se poderia chamar de uma maioridade de consciência preta. E nos brinda ainda com o melhor da literatura universal." Al Eleazar Fun

Sinopse: Invisível para os brancos racistas, para os brancos emancipados, e para os próprios negros radicais, o protagonista desta obra deseja apenas ser como é. E não como realmente acontece, ou seja, um “homem invisível”, já que realmente todos vêem o que o rodeia e não a ele próprio. Homem Invisível revela a dor da existência do homem negro num mundo branco. É a história da viagem de um jovem negro pelos estados sulistas da América nos primeiros anos do século XX. Com o passar do tempo, entre experiências frequentemente contraditórias, o protagonista fica a conhecer o mundo dos negros, o mundo dos brancos e o seu próprio mundo. Trata-se de uma peregrinação excepcionalmente esclarecedora sobre questões fundamentais como a raça, a existência humana ou os ideais democráticos.

Nenhum comentário: