quinta-feira, 1 de maio de 2003

Estou, neste exato momento, escutando o CD Feijoada Completa, de Chico Buarque. A música é Pedaço de Mim, cantada em parceria com Zizi Possi. É uma das composições mais fantásticas do Chico. Não consigo escutá-la sem me emocionar. É inexplicável! O modo como esse gênio da MPB descreve - através de metáforas perfeitas - a saudade é simplesmente brilhante! Leia abaixo a letra da referida canção e emocione-se também:



"Oh! Pedaço de mim

Oh! Metade afastada de mim

Leva o teu olhar

Que a saudade é o pior tormento

É pior do que o esquecimento

É pior do que se entrevar



Oh! Pedaço de mim

Oh! Metade exilada de mim

Leva os teus sinais

Que a saudade dói como um barco

Que aos poucos descreve um arco

E evita atracar no cais



Oh! Pedaço de mim

Oh! Metade arrancada de mim

Leva o vulto teu

Que a saudade é o revés de um parto

A saudade é arrumar o quarto

Do filho que já morreu.



Oh! Pedaço de mim

Oh! Metade amputada de mim

Leva o que há de ti

Que a saudade dói latejada

É assim como uma fisgada

Num membro que já perdi



Oh! Pedaço de mim

Oh! Metade adorada de mim

Lava os olhos meus

Que a saudade é o pior castigo

E eu não quero levar comigo

A mortalha do amor, adeus."






Como, senão através de metáforas, poderíamos descrever tão perfeitamente esse sentimento tão complexo que é a saudade? E quem melhor do que Chico Buarque, com sua sensibilidade e inteligência, para fazê-lo com tanta propriedade e beleza?



É isso!

Nenhum comentário: