quarta-feira, 2 de julho de 2008

ACAMADO

Maldito resfriado! Pôs-me de cama em pleno gozo de minhas merecidas, embora brevíssimas, férias. Fazer o que em meio a esta leve debilitação física? Escrever, obviamente!
Sob umas três toneladas e meia de toda a sorte de cobertores, edredons e afins, digito algumas mal-traçadas, só pra não perder o traquejo. Nada de relevante.

Na telinha hipnótica, acabo de ver uma senhora portuguesa admitir a superioridade literária do nosso magnífico Machado de Assis em relação ao português Eça de Queirós. Descobriu a pólvora, a gaja. Na minha modesta e leiga opinião, na literatura portuguesa, apenas o poeta Fernando Pessoa se compara ao romancista brasileiro, embora tenham desfilado em searas distintas: aquele, na poesia, este, na prosa. Ambos aventuraram-se, também, em gêneros literários diversos daqueles em que se consagraram, mas nem de longe com igual brilho.

Eça é ótimo, mas Machado é genial. Basílio curva-se demorada e respeitosamente na presença de Brás Cubas.

Um comentário:

Anonymous disse...

Melhoras pro amigo. No fim, involuntariamente, tu acabas de reproduzir fielmente uma das lógicas do mundo do trabalho capitalista: descansar para trabalhar e trabalhar até cansar...
Cancela as férias e entra em licença!

Um abraço!
Max